Cerimônia de premiação acontece em 27 de outubro, com transmissão ao vivo pelo YouTube da CBL
A contagem regressiva começou! A Câmara Brasileira do Livro (CBL), organizadora do Prêmio Jabuti, acaba de divulgar os cinco finalistas de cada categoria da 67ª edição da tradicional premiação do livro brasileiro. A lista completa já está disponível no site oficial: www.premiojabuti.com.br/jabuti.
Os vencedores das 23 categorias, distribuídas nos eixos Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação, além do cobiçado título de Livro do Ano, serão anunciados na cerimônia marcada para 27 de outubro de 2025, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
A cerimônia será exclusiva para convidados, no entanto, será transmitida ao vivo para todo o Brasil pelo canal da CBL no YouTube, permitindo que leitores, editoras e autores acompanhem este momento decisivo da literatura nacional.
Para Sevani Matos, presidente da CBL, este é um momento de celebração: “Nos dedicamos intensamente ao longo do ano para realizar a principal distinção literária do país e estamos ansiosos para revelar as melhores obras e autores desta edição. Todos os inscritos, e especialmente os finalistas, estão de parabéns e merecem nosso reconhecimento.”
O curador do prêmio, Hubert Alquéres, também ressalta a relevância da edição: “Recebemos um total de 4.530 inscrições, o que demonstra a vitalidade da produção literária brasileira e a importância do Jabuti. Agradecemos aos jurados pela dedicação e pelo empenho em selecionar, entre tantas obras de qualidade, aquelas que chegam à etapa final.”
O processo de curadoria e julgamento das obras desta edição envolveu mais de 60 jurados e juradas com formações diversas e ampla representatividade, assegurando assim, a pluralidade de olhares e critérios de excelência da premiação.
Os vencedores receberão a estatueta do Jabuti e um prêmio de R$ 5 mil.
Já o autor contemplado com o título de Livro do Ano ganhará um reconhecimento ainda maior: além da estatueta e de R$ 70 mil, será premiado com uma viagem à Feira do Livro de Londres, em comemoração ao Ano da Cultura Brasil–Reino Unido. O pacote inclui passagem aérea, hospedagem, alimentação, credencial de acesso ao evento e uma agenda exclusiva organizada pela CBL, com encontros, palestras e ações de divulgação da obra.
Fomento à Leitura – Rio Capital Mundial do Livro
Entre as novidades de 2025 está a categoria especial Fomento à Leitura – Rio Capital Mundial do Livro, dedicada exclusivamente a projetos desenvolvidos na cidade do Rio de Janeiro.
Os três finalistas nesta categoria especial são:
Biblioteca MArginow — Projeto comunitário em Antares que transformou um antigo posto policial em biblioteca viva, com clubinho de leitura, saraus e ações inclusivas, impactando milhares de moradores.
LER – Festival do Leitor — Plataforma que leva o livro a múltiplos territórios, com programação plural, formação de educadores e público expressivo em 2024, articulando literatura, arte e cidadania.
Rio Capital Mundial do Livro — Programa público que fortalece políticas estruturantes do livro e das bibliotecas (como Bibliotecas do Amanhã e Paixão de Ler), com investimento expressivo e alcance em diferentes territórios.
Sobre o Prêmio Jabuti
Criado em 1958, o Prêmio Jabuti consolidou-se como a principal distinção literária do Brasil e referência no mercado editorial. Reconhecido como patrimônio cultural, valoriza todos os elos da indústria do livro, celebra a diversidade da produção nacional e acompanha, ao lado dos leitores, as transformações da sociedade brasileira. Mais do que uma premiação, o Jabuti é um termômetro da produção intelectual brasileira e um espaço de reconhecimento da diversidade, inovação e excelência editorial.
Para mais informações:
Assessoria de imprensa
Danthi Comunicação Integrada
Ana Paula Fonseca – (11) 98696-7212 anapaula@danthi.com.br
Kadygia Ferreira – (11) 97967-6322 kadygia@danthi.com.br
Cristina Alves – (21) 98160-0311 cristina@danthi.com.br