Eixos e Categorias

Eixo Literatura

Eixo que contempla narrativas em verso, prosa ou quadrinhos, em diversos gêneros.   

Categorias:
 
  • Conto 
    Reunião de narrativas ficcionais breves.
     
  • Crônica
    Reunião de narrativas cujos motes sejam fatos, eventos do cotidiano ou temas históricos
     
  • Histórias em Quadrinhos
    Histórias em quadrinhos, originais ou adaptadas, contadas por meio de desenhos sequenciais, definidas pela integração de linguagem verbal e não verbal, ou apenas não verbal.
     
  • Infantil
    Literatura dedicada especialmente às crianças a partir dos mais diversos temas.
     
  • Juvenil
    Literatura dedicada especialmente aos jovens a partir dos mais diversos temas.
  • Poesia
    Composição por meio de versos; expressão artística caracterizada pelo uso de ritmos, sonoridades e outros recursos da criação poética. 
     
  • Romance de Entretenimento
    Literatura ficcional em prosa longa, cujo enredo se desenvolva relacionando personagens num espaço-tempo. Podem ser inscritas obras de ficção científica, policial, terror, romance sentimental/de amor, erótico, humor, suspense, aventura, fantasia, entre outros. O júri desta categoria avaliará as qualidades do enredo, privilegiando o conteúdo, a trama. Obra inscrita nesta categoria não poderá ser inscrita simultaneamente na categoria Escritor(a) Estreante - Poesia, do Eixo Inovação.
  • Romance Literário
    Literatura ficcional em prosa longa, cujo enredo se desenvolva relacionando personagens num espaço-tempo. Podem abordar todo tema e sob qualquer enfoque. O júri desta categoria avaliará as qualidades do texto, privilegiando a forma, a arte literária. Obra inscrita nesta categoria não poderá ser inscrita simultaneamente na categoria Escritor Estreante - Romance, do Eixo Inovação
Leia Mais

 


Eixo Não Ficção


Eixo que contempla obras em prosa, expondo um ponto de vista com conhecimento ao alcance do público não especializado. Podem ser de caráter especulativo ou partir de dados de pesquisa científica.

Categorias:
 
  • Artes
    Obras dedicadas às artes em geral, tais como: Arquitetura e Urbanismo; Artes Visuais; Artes Cênicas e Performáticas; Cinema; Fotografia; TV, Design e Música.
     
  • Biografia e Reportagem
    Livros documentais ou analíticos centrados em narrativa da vida de uma pessoa, grupo, instituição, acontecimento ou fato histórico.
     
  • Economia Criativa
    Livros que discutam negócios, ações econômicas e/ou sociais, provenientes do capital intelectual e/ou cultural, marcados pela criatividade e pela inovação e que visem promover a diversidade sociocultural e o desenvolvimento humano, produzir valor econômico e gerar trabalho, renda e receita nas áreas de Moda, Lazer, Gastronomia, Hotelaria, Turismo, Entretenimento, Sustentabilidade, Cidades e Patrimônios, Games, Aplicativos e outras Mídias Digitais.
     
  • Educação  
    Obras que discutam a educação no Brasil, tragam políticas públicas, reflitam ou explorem teorias pedagógicas, estratégias de ensino, metodologias inovadoras e abordagens inclusivas
  • Negócios
    Obras de suporte a quem pensa em abrir uma empresa ou empreendedores em atividade, histórias de empresas de sucesso ou insucessos etc.
  • Saúde e Bem-Estar
    Obras que tratem sobre saúde e bem-estar físico, mental, espiritual e social. Entram os livros que exploram conceitos de Psicologia, Psicanálise, Comportamento, Ciências da Religião; Educação; Filosofia; Sociologia.
     

Leia Mais


 


Eixo Produção Editorial
 

Eixo que contempla etapas do processo de produção do livro, da tradução à impressão/ acabamento.

Obras publicadas em primeira edição, entre 1° de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2023, mesmo que de textos não inéditos, podem ser inscritas no Eixo Produção Editorial.

Obras inscritas nas categorias do Eixo Produção Editorial não concorrem à premiação Livro do Ano.

     Categorias:
 

  • Capa
Concepção e desenvolvimento gráfico de capas e sobrecapas (se for o caso).
 
  • Ilustração
Imagens, criadas a partir de desenhos ou de outras técnicas visuais e artísticas, que apresentem uma narrativa de forma autônoma ou associada ao texto, se houver.
 
  • Projeto Gráfico
          Livros individuais ou pertencentes a coleções, produzidos originalmente no Brasil, cuja concepção ressalte sua materialidade/visualidade.
   
  • Tradução
          Livros de Ficção e/ou Não Ficção em tradução inédita de qualquer idioma para o português e publicados em nova edição no Brasil.
       
         

          Leia Mais
 


Eixo Inovação                
               

Eixo que reconhece, dá visibilidade e estimula as iniciativas de promoção à leitura, à escrita, de acesso ao livro e divulgação da cultura. .

.Categorias inscritas nesse eixo não concorrerão à premiação Livro do Ano

      Categorias:
 

  • Escritor  Estreante - Poesia
     

Categoria dirigida à escritora ou ao escritor que tenha publicado sua primeira obra em língua portuguesa no Brasil, em formato de livro (conforme regulamento), no período entre 1 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2023.

Para inscrição nesta categoria será preciso atender aos seguintes requisitos constantes no Anexo II do Regulamento da edição vigente.

 

  • Escritor Estreante - Romance
     

Categoria dirigida à escritora ou ao escritor que tenha publicado sua primeira obra em língua portuguesa no Brasil, em formato de livro (conforme regulamento), no período entre 1 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2023.

Para inscrição nesta categoria será preciso atender aos seguintes requisitos constantes no Anexo II do Regulamento da edição vigente

  • Fomento à Leitura
     

Ações, projetos e iniciativas que despertem e sustentem o interesse e o hábito da leitura. Ações de caráter social, educativo, cultural ou tecnológico que sejam inclusivas e abrangentes.

Será considerada na análise a realização do projeto ocorrida entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2023, mesmo que a iniciativa tenha sido instaurada anteriormente.

 

  • Livro Brasileiro Publicado no Exterior
     

Categoria tem como objetivo reconhecer a iniciativa de editoras estrangeiras que publicam autoras ou autores brasileiros no exterior; dar reconhecimento às editoras brasileiras que exportam direitos autorais; e tornar o Prêmio Jabuti mais conhecido internacionalmente. 


Leia Mais