Curadoria

                                                                      Hubert Alquéres

​​​‌

Hubert Alquéres, no seu segundo ano como curador do Prêmio Jabuti, traz consigo uma bagagem de mais de 40 anos de atuação nas áreas de cultura e educação. Sua história com o mais importante prêmio do livro brasileiro remonta a seis anos de coordenação da Comissão do Prêmio Jabuti na Câmara Brasileira do Livro (CBL).
‌ 
"Neste segundo ano como curador do Prêmio Jabuti, estou entusiasmado por dar continuidade à nossa missão de elevar o prestígio e a qualidade deste evento essencial para a literatura brasileira, buscando sempre novas maneiras de reconhecer e promover a diversidade e excelência literária em nosso país", comenta Hubert.

Iniciando sua trajetória na área acadêmica como professor na Escola Politécnica da USP e no Colégio Bandeirantes, Alquéres também desempenhou papéis de destaque como secretário estadual e secretário executivo na Secretaria de Educação, além de ter presidido por quatro vezes o Conselho Estadual de Educação de São Paulo, do qual é membro desde 1998.
 

​Com uma experiência de 12 anos como vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro, Alquéres participou ativamente da organização de Bienais do Livro e de feiras nacionais e internacionais. Além disso, atuou como um dos curadores da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em 2010, sendo agraciado no mesmo ano com a homenagem Amigo do Livro, em reconhecimento à sua contribuição ao livro e à leitura. 

Além de ter presidido a Imprensa Oficial de São Paulo, de 2003 a 2011, Alquéres deixou sua marca como editor na Imprensa Oficial e na Edições de Janeiro, da qual é sócio, conquistando 27 vezes o Prêmio Jabuti com autores renomados como Ferreira Gullar e Antonio Candido.

Atualmente, além de presidir a Academia Paulista de Educação e o Conselho de Administração do Museu AfroBrasil - Emanoel Araujo, Alquéres é membro da Associação Amigos da Biblioteca Mário de Andrade. Sua trajetória e dedicação evidenciam o compromisso inabalável com o desenvolvimento cultural e educacional do Brasil.

"O segundo ano de Hubert Alquéres como curador do Prêmio Jabuti promete consolidar ainda mais a relevância e a qualidade desse evento tão importante para a literatura brasileira. Sua experiência de mais de 40 anos nas áreas de cultura e educação traz uma contribuição inestimável para enriquecer o cenário literário do país", enfatiza Sevani Matos, presidente da CBL.

Como curador do Prêmio Jabuti, Hubert Alquéres, introduziu mudanças significativas. Primeiramente, estabeleceu uma nova categoria denominada Escritor Estreante, destinada a destacar autores em seu primeiro livro, visando ampliar sua visibilidade e incentivar outros a seguirem seus passos na escrita. Além disso, reformulou o prêmio Livro do Ano, agora oferecendo ao autor vencedor a oportunidade de participar do maior evento literário do mundo, proporcionando oportunidades de relacionamento, divulgação e possíveis negócios internacionalmente

Essas iniciativas refletem o compromisso de Alquéres em promover talentos emergentes e fortalecer a presença da literatura brasileira no cenário global.