Novidades na Premiação

O Jabuti passou por uma racionalização de suas categorias, com o objetivo de se aproximar do leitor e se atualizar frente ao mercado. Todos os gêneros seguem contemplados, porém, distribuídos em quatro eixos: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação. 

Com exceção dos concorrentes inscritos no Eixo Livro, as obras passam a ser recebidas eletronicamente, por meio do envio do arquivo completo do livro em formato PDF, no momento da inscrição.

O maior prêmio do livro do Brasil não poderia deixar de reconhecer as iniciativas de promoção e estímulo à leitura. Por esta razão, o Jabuti lança em 2018 a categoria Formação de Novos Leitores, pertencente ao eixo Inovação.

Atenta à crescente produção autônoma, a CBL criou uma nova modalidade de inscrição, especialmente para Autores Independentes. E com uma taxa diferenciada.

O Prêmio Jabuti 2018 terá uma nova forma de premiação, que passa a contemplar apenas o primeiro colocado de cada categoria, escolhido entre os dez livros com melhor nota atribuída pelo corpo de jurados.

Um autor será escolhido como vencedor do Livro do Ano (Ficção ou Não Ficção) pelo corpo de jurados, com base na maior média obtida. Concorrem a este prêmio apenas os vencedores das categorias que compõem os eixos Literatura e Ensaios, a saber: Conto, Crônica, Histórias em Quadrinhos, Infantil e Juvenil, Poesia, Romance, Tradução, Artes, Biografia, Ciências, Economia Criativa e Humanidades.

A CBL fará a divulgação da lista com os dez finalistas em cada uma das 18 categorias, antecipadamente. Assim como já ocorria com o Livro do Ano, todos os ganhadores serão conhecidos apenas pela auditoria - responsável pela apuração das notas e sigilo dos resultados - até que venham a ser revelados na cerimônia de entrega do prêmio, em novembro de 2018, o que certamente despertará grande expectativa para os finalistas, leitores e todos os que trabalham pelo livro.